A MEDITAÇÃO DINÂMICA E O CORPO

Osho fala sobre algumas das reações que podem acontecer no corpo, como resultado da profunda catarse da Meditação Dinâmica.

Se você sentir dor, fique atento a ela, não faça nada. A atenção é o melhor remédio - cura tudo. Simplesmente preste atenção à dor.

Por exemplo: você está sentado em silêncio na última parte da meditação, imóvel, e começa a sentir muitos problemas no corpo, Sente que a perna está dormindo, a mão está coçando, as formigas estão subindo pelo corpo. Você já olhou várias vezes e não há formigas. O formigamento é interno, não externo.

O que você deve fazer? Se a perna está dormindo, observe, ponha toda sua atenção nisso. Se está sentindo coceira, não coce. Isto não ajudará. Apenas preste atenção. Nem mesmo abra os olhos. Preste atenção nisso interiormente, espere e observe. Dentro de alguns segundos, a coceira desaparecerá.

Observe qualquer coisa que aconteça - mesmo que você sinta dor, uma dor forte no estômago ou na cabeça. Isto pode acontecer porque, na meditação, o corpo inteiro muda; sua química muda. Coisas novas começam a acontecer e o corpo está num caos.

Algumas vezes, o estômago será afetado, porque você reprimiu muitas emoções no estômago e agora elas foram remexidas. Às vezes, sentirá náuseas, vontade de vomitar. Outras vezes, sentirá uma forte dor de cabeça, porque a meditação muda a estrutura interna do cérebro. Nessa fase da meditação, você estará realmente num caos. Logo as coisas se acalmarão. Mas, nesse momento, tudo ficará em tumulto.

Então, o que fazer? Simplesmente veja a dor na cabeça, observe-a. Seja um observador e esqueça-se de que é um agente. Pouco a pouco, tudo se acalmará, e de uma maneira tão bela e graciosa, que você não poderá acreditar antes de conhecê-la.

Não apenas a dor de cabeça desaparecerá - pois a energia que estava criando a dor, ao ser observada, desaparece - mas essa mesma energia tornar-se-á prazer. A energia é a mesma.

Dor ou prazer são duas dimensões da mesma energia. Se você puder permanecer sentado em silêncio, prestando atenção nas perturbações, todas elas desaparecerão. E, quando desaparecerem, você perceberá de repente que o corpo inteiro desapareceu.
Osho fez uma advertência contra transformar essa observação da dor num outro fanatismo. Se sintomas físicos desagradáveis - dores e náusea - persistirem por mais de três ou quatro dias de meditação, não há necessidade de ser masoquista - procure um médico. Isto se aplica a todas as técnicas de meditação de Osho. Divirta-se.

Osho, em "O Livro Orange"


Fonte: http://www.palavrasdeosho.com/

Comentários