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CONSUMO : DÁ PARA ACREDITAR EM PRODUTOS VERDES ?


Empresas tentando passar a ideia de que são sustentáveis virou algo tão banal… Mas ainda assim sinto certo asco, um mal estar parecido com a sensação que vem ao tentar achar algo relevante nesses catálogos publicitários disfarçados de revistas de notícia.
É uma enganação tão descarada que a publicidade “verde” já nem diz nada, no sentido de que não dá para confiar em nada desse tipo. O pior é que quando um produto realmente é sustentável acaba caindo no mesmo saco…
O Atitude Eco tem um post interessante sobre isso:
6 práticas de greenwashing que você precisa saber para não ser enganado
“Greenwashing” é essa “maquiagem sustentável”, que tenta te convencer que um produto é ecológico, usando, por exemplo, táticas de enganação como essas (do verbete da Wikipédia: “Os seis pecados do greenwashing”):
  1. Pecado dos malefícios esquecidos. Ex: Eletrônica eficiente energeticamente, mas que contém materiais prejudiciais.
  2. Pecado da falta de provas. Ex: Xampús clamando ser organicamente certificados, mas sem certificação verificável.
  3. Pecado da promessa vaga. Ex: Produtos que clamam ser 100% naturais quando muitas substâncias de ocorrência natural são prejudiciais, como o arsênio e o formaldeído.
  4. Pecado da irrelevância. Ex: Produtos que clamam ser livres de CFC, apesar destes químicos já terem sido banidos há vinte anos.
  5. Pecado da mentira. Ex: Produtos que clamam falsamente serem certificados por um padrão ambiental reconhecido (EcoLogo, Energy Star, etc.).
  6. Pecado dos dois demônios. Ex: Cigarros orgânicos ou pesticidas ambientalmente amigáveis.

Fonte:http://maegaia.com.br/

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