SENSIBILIDADE FEMININA

Displaypicture_large
Por acaso você já parou para pensar de onde vem tanta sensibilidade feminina? Por que será que as mulheres conseguem ter intuições poderosas, a ponto de prever eventos futuros? Ou qual o motivo para se emocionarem com facilidade e chorarem ao assistir a novela? E, por fim, por que são tão detalhistas e conseguem reparar naquilo que nenhum homem poderia prestar atenção?Enfim, são muitos os estudos que procuram desvendar os motivos pelos quais as mulheres possuem esse dom. Para começar, é preciso entender por que homens e mulheres se comportam de maneiras distintas quando o assunto é sensibilidade. Ao contrário do que se costuma imaginar, a diferença biológica entre os dois sexos ao nascer não é o fator determinante. O que mais conta no quesito emoção são as influências culturais e sociais.Desta forma podemos tentar desvendar tais estudos, partindo das premissas dos conhecimentos científicos, antropológicos e místicos, dos quais herdamos ricas influências e que podem nos ajudar a compreender tal fenômeno.
Através de estudos científicos, constatou-se que o homem concentra mais as suas atividades cerebrais do lado esquerdo, responsável pela fala, razão e raciocínio lógico. Já no direito ficam guardadas as emoções, a memória afetiva e os rostos conhecidos, especialmente desenvolvidas nas mulheres. Curiosamente, as mulheres conseguem utilizar igualmente os dois lados do cérebro.
Desta forma, quanto mais os dois lados do cérebro são solicitados, maior a conexão entre os dois hemisférios. Essa pode ser uma boa explicação para a sensibilidade e emotividade feminina.
Além disso, a tristeza das mulheres é diferente da dos homens. Em situações extremas, as mulheres ativam uma porção cerebral oito vezes maior que a dos homens. Isto poderia justificar uma maior tendência à depressão no sexo feminino e a hiperatividade característica do sofrimento seguida de um período de baixa geral nas funções cerebrais.
Para mais, essas relações cerebrais são frutos de comportamentos realizados na Idade da Pedra. Segundo estudos antropológicos, os homens das cavernas tinham o hábito de saírem para caçar e deixavam suas mulheres sozinhas dentro das cavidades por um longo período de tempo. Talvez isso, possa justificar toda a influência que a mulher contemporânea tenha recebido das percepções de longas observações detalhísticas que as pré-históricas realizavam.
Desse modo, pode-se pensar que o feminismo diminuiu a força dessas diferenças, ajudando a mulher a competir no mundo externo, protegendo a família, sem se deixar levar pelos apelos do coração.
Mesmo assim, a sensibilidade é um dom que as mulheres possuem e que não precisa ser ignorado ou sublimado. Seja para demonstrar seus sentimentos puros ou simplesmente para cativar a mente dos homens e salvá-los de possíveis transtornos, a mulher deve continuar mantendo aquilo que tem de melhor.

http://nova.abril.com.br/edicoes/422/vida_trabalho/a-favor-da-sensibilidade.shtml

Comentários