A ILUMINAÇÃO DO CAMINHO PRIMORDIAL (VÍDEOS) - LAMA PADMA SAMTEN



Sobre o Lama Padma Samten
É o criador, presidente e diretor espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), fundado em 1986 na cidade de Porto Alegre.
Com o nome de Alfredo Aveline, foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 25 anos, no departamento de Física. Neste período, além de sua atuação acadêmica, exerceu atividades no movimento ecológico, no movimento comunitário, no estudo de energias e tecnologias alternativas e das alternativas comunitárias. Paralelamente recebeu ensinamentos de vários mestres budistas no Brasil e no exterior e, em 1993, foi aceito como discípulo por Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche.
Ordenado em Três Coroas RS, em dezembro de 1996, por seu mestre Chagdud Tulku Rinpoche como lama budista da linhagem Ningmapa, seus ensinamentos são apresentados com o foco de beneficiar os seres diretamente em seu cotidiano. Tem auxiliado a estruturação e sustentação de grupos de prática em várias partes do Brasil. A linguagem é a introdução clara das liberdades já presentes na natureza ilimitada manifesta em cada um.
Sua experiência permite uma abordagem na qual o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem humorada e prática. Foca seus ensinamentos na meditação silenciosa como fonte de lucidez para a prática na vida cotidiana e estabilidade em meio às circunstâncias diversas.
O método é percorrer de modo circular e crescentemente sutil as Quatro Nobres Verdades e os Oito Passos do Nobre Caminho do Buda. A paisagem mental e emocional onde se desenvolvem é a terra pura e perfeita de todos Budas, incessantemente presente como a realidade verdadeira, mesmo que falte aos seres este reconhecimento. A relação destes ensinamentos com o de outras linhagens e mestres é de harmonia e apreciação.

Lama Samten também tem trabalhado intensamente pelo diálogo interreligioso, no movimento pacifista e é membro fundador do Comitê Brasileiro de Apoio ao Tibet e da Teia da Paz, facilitador da UNIPAZ e da Fundação Peirópolis. Como professor conferencista tem oferecido ensinamentos sobre a cognição budista e seus paralelos com a ciência. Convidado por profissionais de psicologia, saúde, educação e administração tem oferecido a visão budista na relação com estas disciplinas. Seus ensinamentos foram parcialmente publicados na forma de livros com os títulos: Meditando a Vida e Jóia dos Desejos., O Lama e o Economista e Ensinamentos de Bolso: Relações e Conflitos e Mandala de Lótus, e as revistas Bodisatva.
Atualmente reside na sede do Instituto Caminho do Meio, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva em Viamão no Rio Grande do Sul. As atividades do Instituto Caminho do Meio nos CEBBs incluem:
  • Meditação e estudos budistas, com os retiros sezonais de ensinamentos e práticas, e as programações semanais e diárias em diversos horários. Também as visitas de outros mestres budistas conectados ao Lama Padma Samten, com seus ensinamentos e retiros.
  • Apresentação destes ensinamentos em retiros regionais, ensinamentos e práticas regulares em diversos CEBBs pelo Brasil.
  • Atividades de estudo, debate e aprofundamento da conexão do Budismo com várias áreas do pensamento Ocidental.
  • Divulgação dos ensinamentos do Buda em vários estados do Brasil e exterior.
  • 3 páginas na internet: http://www.bodisatva.org/, http://www.caminhodomeio.org/ e www.cebbsp.org.
  • Educação em valores humanos, através da promoção do Espaço Cultural Caminho do Meio que oferece um programa aberto de oficinas extra-curriculares para crianças e jovens.
  • Diálogo interreligioso, através de encontros e eventos periódicos, como o 72 horas de paz na passagem do ano no CEBB Caminho do Meio e outros em datas especiais.

Fonte : http://www.cebbsp.org/

RESUMO
Padma Samten (anteriormente Alfredo Aveline) é um Lama budista brasileiro.
Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo. Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.[1][2]
Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Samten atua também como palestrante, conferencista e consultor em ambientes empresariais, órgãos públicos, universidades e outros segmentos.

Obras

  • A Jóia dos Desejos (ed. Fundação Peirópolis, 2001, brochura, 168 pág.
  • Meditando a Vida (ed. Fundação Peiropólis, 2001, brochura, 160 pág.
  • Mandala do Lótus (ed. Fundação Peiropólis, 2006, brochura, 160 pág.
  • O Lama e o Economista (ed. Rima, 2007, brochura, 121 pág.